sábado, 26 de setembro de 2015

Flávio Josefo - historiador judeu



Introdução
Este breve relato sobre a vida e obra de Flávio Josefo não é uma análise completa e exaustiva de sua biografia, mas apenas relatar de alguns pontos de sua vida e verificar como este historiador renomado contribui com seus relatos com as profecias de Jesus quanto a destruição de Jerusalém.

Vida e obra de Josefo
Os autores de “História dos Hebreus”, publicado pela CPAD, Ed. 2012, afirma que “Flavio Josefo é considerado um dos maiores historiadores de todos os tempos” (CPAD, p.66).

Dele Flávio Josefo registrou em sua autobiografia livro Antiguidades Judaica.

“Meu pai chamava-se Matatias. Meu nome é Josefo, e sou hebreu de nascimento, sacerdote em Jerusalém. No princípio, combati contra os romanos, e a necessidade, por fim, me obrigou a empreender a carreira das armas”. (JOSEFO, Antiguidades Judaicas. CPAD, p.69).

Nesta mesma obra, História dos Hebreus, uma obra refinada que contém todas as obras registradas de Josefo, dele resume assim:
Flávio Josefo foi um escritor e historiador judeu que viveu entre 37 e 103 d.C. Seu pai era sacerdote, e sua mãe descendia da casa real hasmoneana. Portanto, Josefo era de sangue real. Ele foi muito bem instruído nas culturas judaica e grega. Falava perfeitamente o latim — o idioma do Império Romano — e também o grego. Logo cedo, demonstrou intenso zelo religioso, filiando-se ao grupo religioso dos fariseus. Durante toda a sua vida, a sua terra e o seu povo estiveram sob o domínio romano. (CPAD, p.61)

Champlim (p.597) afirma no ano 64 ele visitou Roma em missão religiosa com a finalidade de obter a liberdade de alguns sacerdotes que haviam sido encarcerados. Josefo se opunha à dominação Romana e em 66 d.C foi designado para defender posições na Galileia durante a guerra.  Romano-judaica (CPAD. p. 61). “Ai ele logrou algumas vitórias, mas logo foi derrotado, se rendendo ao exército romano”.
A revolta judaica contra os romanos em 66 d.C. foi a contragosto de Josefo, porém nada pode fazer, senão seria confundido como partidário dos romanos. Sua convocação para liderar o exército judaico e defender posições na Galiléia está registrado assim por ele:
“... e Josefo, filho de Matias,* para exercer um  cargo semelhante na alta e na baixa Galiléia, acrescentando-se ao seu governo   Gamai, que é a praça mais forte de todo o país”.  (Guerras Judaicas, livro 2º., Cap. 42 vs. 224. CPAD, p, 1156)

No calor da batalha defendendo a fortaleza de Jotapate, localizada nas montanhas da Galileia, Josefo descreveu assim aquele confronto com o poderoso exército romano:
“... a ciência da guerra unida à coragem combatia de um lado; a audácia e a coragem armadas pelo furor, do outro”. (Guerras Judaicas, livro 03, cap. 11 vs. 248. CPAD, p.1180).

Os autores também afirmam que Flavio Josefo depois de ser capturado na Galiléia contribuiu com os romanos na conquista de Jerusalém e “foi conduzido a Roma, onde lhe conferiram a cidadania romana e também uma pensão do Estado, época em que lhe foi dado o nome romano de Flávio” (CPAD, p.61).
Ele viveu em Roma até o fim de sua vida, escrevendo a obra que atravessaria os séculos e chegaria até nós. Depois da Bíblia, é a maior fonte de informações sobre os impérios da Antiguidade, o povo judeu e o Império Romano. As obras de Josefo vêm sendo preservadas e divulgadas pela Igreja cristã, uma vez que os judeus até hoje consideram Josefo um oportunista, devido ao seu relacionamento com os romanos (IBID).

Josefo era um homem temente a Deus e nos parece que ele teve consciência de que lutar contra os romanos era vã, pois Deus já havia descido o que fazer com aquela nação pelas mãos dos romanos:

“Josefo então se lembrou dos sonhos que tivera, nos quais Deus lhe fizera ver as desgraças que sucederiam aos judeus e os felizes resultados obtidos pelos romanos, pois ele sabia explicar os sonhos e ver a verdade mesmo no meio das trevas, a qual Deus muitas vezes se compraz em esconder e como ele era sacerdote, também conhecia as profecias que estão nos livros santos”.  (Guerras Judaicas, livro 3ª, cap. 24 vs.266, CPAD, 1196, 1197).


Considerações Finais

Flávio Josefo contribui para a veracidade das profecias de Jesus Cristo a respeito da destruição do templo em Jerusalém, da Cidade e do sofrimento vivido profetizado por Jesus no texto dos Evangelhos de Lucas e Mateus. Pela pena de Josefo e podemos verificar a riqueza de detalhe dos acontecimentos envolvendo o cerco romano à cidade de Jerusalém e o sofrimento das pessoas naquele tempo.  Flávio (nome romano) Josefo (nome judaico) entra para história sem ter conhecido Jesus e contribui com ele para manter verdadeira a palavra: “Passará o céu e a terra, mas minhas palavras não hão de passar” (Mat. 24:35).

José Maria Vieira Rodrigues
2° Ano Teologia
Faculdade Paschoal Dantas





 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAMPLIN, R.N.  Enciclopédia de Biblia, Teologia e Filosofa. São Paulo: Hagnus, 10ª. Ed.      2011
FINAMORE, Josias. Historia dos Hebreus (Trad. Vicente Pedroso).  Rio de Janeiro:      CPAD, 2012.
JOSEFO, Flávio. Antiguidades Judaicas (Historia dos Hebreus, Trad. Vicente Pedroso). Rio     de Janeiro: CPAD,            2012.

JOSEFO, Flávio. Guerras Judaicas. (Historia dos Hebreus, Trad. Vicente Pedroso). Rio de      Janeiro: CPAD, 2012.

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